Friday, November 2, 2007

Niterói


Niterói era uma grande aldeia até o começo do sécúlo XX, quando um disco voador pousou no mirante da Boa Viagem e se tornou o ponto turístico do bairro. Através de escambo, o cacique da aldeia, chamado Araribóia, trocou a alma de todos os moradores do bairro por uma máquina que os faria viajar para o futuro, chamada de Ponte Rio-Niterói.

Niterói e seu disco voador.
Durante o Governo de Leonel Brizola, foi instalada uma grande poça entre Niterói e o Rio de Janeiro, onde antes havia um lixão. Os cariocas chamaram a poça de Baía, enquanto os niteroienses a chamaram de Guanabara, que em tupi significa "A Grande Poça", uniu-se os dois usos chamando a poça de Baía de Guanabara. Tal obra foi feita em virtude das epidemias provocadas nos cariocas pelas doenças da população primitiva de Niterói, que eram levadas pela vento até o Rio de Janeiro, causando grandes perdas aos cariocas, sem anti-corpos àquelas sinistras patologias.

Hoje Niterói está integrado ao Rio de Janeiro. Além da possibilidade de viajar no tempo pela Ponte Rio-Niterói, os moradores do bairro podem optar entre vários meios de visitar a civilização. Entre os mais populares estão o serviço de Barcas, que poupa os aldeões de ter que atravessar a Grande Poça nadando, correndo o risco de serem atacados por jacarés, e o serviço de Catapultas, que são grandes trebuchets instalados na praia de Icaraí, que arremessam os niteroienses para o outro lado da Baía, tal serviço serviu de inspiração para criação da música "Iracema voou".

No comments: